28 abril, 2012

Arquitetura Carioca - Teatro Municipal



RESUMO DA HISTÓRIA E COMPOSIÇÃO DO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

O Teatro Municipal foi construído entre os anos de 1904 e 1909, logo após a abertura da Avenida Central, segundo risco de Francisco de Oliveira Passos, inspirado na Ópera de Paris, que empregou na sua construção materiais de grande requinte, como mármore, bronze, metais e estuques dourados, azulejos e ladrilhos especialmente desenhados, veludos, estruturas metálicas inglesas, cobertura e telhados em chapas de cobre.


Os elementos decorativos que compõem o prédio foram executados com maestria, reunindo um raro acervo de obras artísticas de origem nacional e estrangeira. Os vitrais localizados na cúpula do hall de entrada foram desenhados pelos artistas alemães Feverstein e Feugel e executados na Alemanha, os lampadários são de Verlet. A estátua que simboliza a verdade foi esculpida pelo escultor francês A. Injalbert e as que representam a poesia e a dança são de autoria de Verlet.


Na fachada, encontramos cariátides vindas da França, mármores importados da Bélgica e da Itália. De artistas brasileiros, encontramos os painéis do "foyer" de Rodolfo Amoedo, representando cenas de danças de vários países. Eliseu Visconti pintou o pano de boca, Rodolfo Bernardelli é autor dos bustos em bronze de Carlos Gomes, João Caetano e Artur Azevedo; são também de sua autoria, as estátuas localizadas na fachada representando a poesia, a música, a dança, o canto, a comédia e a tragédia.

Como as demais edificações da época tem feição eclética. Assim, o Teatro Municipal repete em escala menor a Ópera de Paris de Garnier. Colunas de ordem monumental compõem os pórticos das três fachadas que rodeiam torreões com cúpulas bulbosas. O partido arquitetônico da circulação, da disposição das principais funções é muito bem resolvido, ainda válido e funcional até hoje. No subsolo, encontra-se o restaurante Assírio, projetado pelo Arquiteto Adolfo Morales de los Rios, e decorado com motivos característicos da arte assíria, com as cabeças de touro que sustentam os lampadários, também presentes nos capitéis das colunas e figuras de assírios estampados nas cerâmicas.

LOCALIZAÇÃO


AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS

Terça à sexta
11h,12h, 14h, 15h e 16h

Sábado
11h, 12h e 13h 

Ingresso
10,00 (inteira)
5,00 (meia)
Lotação por visita: 50 pessoas
Telefones para informações e reservas de visitas:
21- 2332-9220 / 2332-9005

MAIS INFORMAÇÕES


[localização, mapa, preços, como chegar]

Nenhum comentário:

Postar um comentário