01 maio, 2012

Curiosidades Rápidas - A Origem e Significado da palavra: Carioca




A Carioca (1882), óleo sobre tela (Pedro Américo 1843-1905)

Significado da palavra: Carioca

CARIOCA, é o gentílico do município do Rio de Janeiro. O termo vem de duas palavras tupi: kara’iwa ("homem branco") e oka ("casa"), que, juntas, querem dizer, obviamente, "casa do homem branco". Os índios passaram a usar a expressão logo após a fundação do Rio de Janeiro, para se referir à cidade - mas como apelido para os moradores o termo só começou a ser usado a partir do século XVIII!

Contudo, também Felisbello Freire,na sua obra História Territorial do Brazil (FREIRE, Felisbello. Historia Territorial do Brazil), menciona duas tribos indígenas em guerra na localidade bahiana de Toco, que teriam sido pacificadas por tropas de Jeremoabo: os Mungurús e os Cariocas. Isso quer dizer que existia uma tribo indígena no Brasil com o nome de "carioca" (o autor se fundamenta na fonte "Mem. dos Limites de Sergipe e Bahia").

Origem do Termo


No século XVI, os índios tupinambás que dominavam a região da Baía de Guanabara teriam apelidado os invasores portugueses de akari (termo tupi para uma espécie de peixe, o cascudo) devido ao fato de as armaduras dos portugueses se assemelharem às típicas placas que revestem esse peixe. Com a segunda expedição portuguesa à Baía de Guanabara, em 1503, liderada por Gonçalo Coelho, teria sido, construída pelos portugueses, em uma das foz do Rio Carioca, na atual Praia do Flamengo, uma casa de pedra que os índios tamoios teriam chamado de akari oka, "casa de homem branco".
Na hipótese alternativa sobre a origem do nome "carioca", considera-se que existia uma aldeia tupinambá chamada Kariók ou Karióg no sopé do Outeiro da Glória, na outra foz do Rio Carioca. Tal aldeia é mencionada pelo escritor francês Jean de Léry, que fez parte da expedição francesa que implantou a França Antártica, no século XVI. Com o tempo, de nome de lugar, o termo "carioca" teria passado a designar todos os habitantes da cidade.

Em 1834, através do Ato Adicional à Constituição de 1824, o Município do Rio de Janeiro se separou da Província do Rio de Janeiro para constituir o Município Neutro da Corte, com administração vinculada diretamente à corte. Foi, então, criado o gentílico do novo município: "carioca". Até então, oficialmente, existia apenas o gentílico para a Província do Rio de Janeiro inteira: "fluminense", derivado do latim flumen (que significa "rio").

Um comentário:

  1. O termo carioca na língua tupi guarani(nhengatu)casa de branco oca=casa kariua=branco essa é o correto sou bare falamos o nhengatu

    ResponderExcluir