28 abril, 2012

Vale a Visita - Confeitaria Colombo


RESUMO DO LUGAR

De sua inauguração em 1894 até os dias de hoje, a Confeitaria Colombo conserva intacta a sua própria essência: a de cultivar, dia após dia, a qualidade de seus produtos e serviços, preservando também sua própria história. Foi assim que tornou-se, inclusive, patrimônio cultural e artístico de nosso país.
Retrato vivo da Belle Époque carioca e marco da valorização da gastronomia na cidade, a Confeitaria Colombo guarda, ainda hoje, muito do seu estilo Art Nouveau do início do século. Seus famosos espelhos belgas, suas molduras e vitrines em jacarandá, as bancadas de mármore italiano, os lustres, o piso e o belo mobiliário permanecem intactos, do mesmo jeito como foram admirados por renomadas personalidades que ajudaram não só a escrever a história do nosso país, como a fazer da Colombo uma das grandes atrações do Rio de Janeiro.

O cardápio inclui basicamente itens de fabricação própria, como pão de ló, doce rivadávia, biscoitos Leque, língua recheada e maravilha de camarão, além de uma linha produtos exclusivos que inclui louças, camisetas, aventais, café, pimenta e balas. Para expor alguns desses produtos e exibir o acervo de peças antigas, a casa conta também com o Espaço Memória, que funciona como uma mistura de museu e show room no segundo piso.
CURIOSIDADES

A decoração do salão principal, em detalhes art nouveau, é mantida em perfeito estado desde sua criação. Ao todo são quatro andares com três amplos salões decorados com oito espelhos bisotados emoldurados em jacarandá. Os espelhos, pesando 1500Kg cada, foram trazidos em navio da Bélgica. As bancadas são em mármore italiano e o mobiliário é sofisticado. Cinco cristaleiras servem de expositores de doces e tortas, além de louças do princípio do século e taças de cristal bordadas a ouro. A clarabóia em mosaicos coloridos ilumina todo o restaurante com luz natural. 


 DICAS

A partir das 18:00h é servido o chá, com um cardápio composto por mais de 60 itens, entre eles chás nacionais e importados, cafés, chocolates e sucos de laranja, bem como salgados, coxinhas, croquetes (camarão ou carne) e mini-pastéis. Entre os doces, destaque para queijadinhas, quindins, brigadeiros, cajuzinhos, mini tarteles (limão, maracujá e morango) e bombinhas (chocolate e creme). Casadinhos, pães variados, mel, geleias e saladas de frutas da estação são outras opções do cardápio.

Apesar de parecer um lugar caro, devido à sua fachada e ao seu interior, os doces vendidos não são caros como seria de se esperar. O preço é justo, dada a qualidade do que é servido e compatível com o preço de outras confeitarias. Não deixe de experimentar o mil folhas e a tortinha de avelã.



MAIS INFORMAÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário